Categorias
Uncategorized

Óleo de fritura usado é maléfico ao meio ambiente

É impossível preparar alimentos fritos sem utilizar óleo de soja, de canola, de girassol ou similar. O produto é considerado indispensável à culinária, mas pode causar uma série de prejuízos ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta.
Sem saber o que fazer com o óleo de cozinha usado, muitas donas de casa e mesmo funcionários de restaurantes e bares o despejam no ralo da pia ou o enterram no quintal. Com isso, o produto acaba atingindo os rios e poluindo a água, o solo e o ar.
“Ao jogar o óleo no ralo da pia, o primeiro problema que se tem é o incrustamento do produto na tubulação da casa, que irá gerar gastos com a limpeza do sistema hidráulico. Posteriormente, através da tubulação ou infiltração no solo (quando o óleo é enterrado), haverá contaminação da água”.
“Anualmente, no Brasil, são consumidos 9 bilhões de litros de óleo de cozinha. Deste total, apenas 2,5% têm destino adequado. Após tratado, o óleo pode ser transformado, por exemplo, em sabão, biodiesel e insumo para tintas e cosméticos. A técnica de realização do sabão é bastante simples. Porém, poucas pessoas têm tempo de fazer o produto em casa. Por isso, o ideal é que se tenham postos de coleta do óleo, para que posteriormente o produto seja encaminhado para reciclagem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *