Categorias
Uncategorized

Riscos do descarte incorreto do óleo

Existem inúmeros produtos considerados vilões do meio ambiente, e um deles é o óleo de cozinha, que ao ser descartado de forma incorreta, provoca danos ao meio ambiente como a impermeabilização do solo, poluição da água e do ar.
De acordo com especialistas, apenas um litro jogado pelo ralo é suficiente para contaminar até 25 mil litros de água potável. Para minimizar os impactos, diversas ações são efetuadas, como o reaproveitamento do óleo na fabricação de sabão caseiro e ainda como matéria-prima para a produção de biodiesel.
“Quando disperso no ralo ou diretamente no manancial, ao chegar ao recurso hídrico, altera as propriedades da água e acelera os processos de eutrofização, ocorrendo aumento na concentração de nutrientes como fósforo e nitrogênio. Com isso, há redução de algumas espécies aquáticas e a proliferação de algas em barragens e reservatórios.”
A situação de quarentena, com as escolas fechadas, fez com que o volume de óleo coletado tivesse redução de 50%. “Nosso maior volume de óleo mobilizado é de uso doméstico. A redução de atividades em restaurantes, padarias e outros estabelecimentos também influenciou.” Instituições e escolas cadastradas no programa, em contrapartida, recebem um bônus por litro coletado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *